quarta-feira, março 05, 2008

OS JORNAIS NO DEBATE

Manuel Queiroz / Diário de Notícias

Rodríguez Zapatero parece ter ganho o segundo e último debate com Mariano Rajoy antes das eleições em Espanha que se realizam no domingo. "Zapatero derruba Rajoy" é a manchete do El País, raramente triste com as derrotas do PP plasmadas em sondagens - mas também na forma como Zapatero é mais convincente que o barbudo da Galiza.

"Rajoy não passa no exame" é o título principal, com uma negativa, do Publico, novo diário também muito próximo dos socialistas. O El Mundo, com uma base de leitores do PP mas neste momento com muito boas relações com Zapatero, escolheu: "Rajoy desafia Zapatero a que defenda o espanhol na Catalunha" porque, disse o candidato da direita no debate, há sítios em Espanha em que não há escolas que ensinem o castelhano. O antetítulo do diário dirigido por Pedro J. Ramírez elogia até o chefe do Governo socialista: "Líder do PP resiste aos ataques de um Zapatero hábil e incisivo." Pouco habitual o elogio, mas Zapatero aproximou-se do "inimigo" depois dos problemas com o tradicional aliado El País - Prisa. Fazem lembrar alguém por cá, estas tácticas de nunca estar de mal com todos?

"Zapatero impõe-se com clareza a Rajoy", diz o Periódico de Catalunya e mais abaixo "o candidato socialista mostrou propostas de futuro e o do PP continuou com os ataques" (o jornal não faria este título se Rajoy tivesse ganho o debate). O El Punt também é catalão e também não se esconde: "Desqualificações contra promessas" e depois uma frase que é todo um programa: "Rajoy apela ao catastrofismo para derrubar Zapatero, que se mantém firme e confiante na vitória." Este "diário independente" de Girona podia ser bem o jornal do partido aqui em Portugal.

Pode ser estranho para quem gosta de informação menos dirigida mas pelo menos ganha-se em clareza - os jornais estão (quase) sempre do mesmo lado, quase só há preto e branco. É a cultura do país e dos jornalistas, sempre demasiado engagés, seja na política, ou no futebol.

Sem comentários: