quinta-feira, março 25, 2010

Alunos portugueses e galegos divulgam culturas através da rádio e televisão

Alunos de cerca de 60 escolas portuguesas e galegas participarão a 16 de abril na emissão de rádio e televisão 'Ponte… nas Ondas!', onde se discutirá um tema do património comum à Galiza e Portugal.

Esta será a 16.ª edição desta iniciativa educativa, que nasceu em 1995 de uma cooperação entre escolas da Galiza e do norte de Portugal.

Em declarações à Lusa, a presidente da Associação 'Ponte… nas Ondas' em Portugal, Lurdes Carita, afirmou que o grande objetivo desta iniciativa é, através das novas tecnologias da informação, além das ondas da rádio, 'promover e divulgar a cultura e tradições galego-portuguesas.

A ideia é que, através do trabalho, tanto na preparação da emissão como no dia da mesma, os estudantes descubram o património comum entre os dois territórios.

Este ano, o tema escolhido é 'O tesouro dos avós', pretendendo-se que os alunos participantes, que vão desde o pré-escolar até ao ensino universitário, 'descubram que os avós não são aqueles velhotes chatos, por vezes difíceis de aturar', antes pelo contrário, 'são alguém que tem muitos conhecimentos, saberes, que se não são agora recolhidos vão desaparecer', salientou a responsável.

A ideia é valorizar o contacto intergeracional, dando, assim, oportunidade de 'difundir o conhecimento dos mais velhos', sustentou.

Desde a sua edição de 2003 que esta emissão tem uma duração de 24 horas incluindo programas produzidos pelas escolas participantes.

Os estudantes emitem o programa de rádio e mais recentemente através de televisão por Internet, elaborados por eles, em direto e em diversos formatos, como concursos, variedades e entrevistas, entre outros, sendo que 'a antena está sempre aberta, para que os miúdos possam intervir'.

'Agora através de chats e fóruns, todos participam ativamente nesta emissão', referiu Lurdes Carita, acrescentando que as diferenças entre o português e o galego 'não são obstáculo'.

'A diferença de língua não é uma barreira e essa é outra das descobertas; ninguém deixa de falar como fala, entendem-se perfeitamente', sustentou a responsável.

Lembrou que numa edição anterior uns alunos que lançaram adivinhas e contaram lendas, numa espécie de concurso, e os próprios miúdos chegaram à conclusão que, afinal, as respostas eram iguais nos dois países.

Para comemorar os 15 anos de funcionamento 'Ponte… nas ondas!', realizar-se-á este ano um congresso com o objetivo de 'refletir, parar e perceber que caminhos queremos seguir e percorrer', disse Lurdes Carita.

O congresso terá lugar a 23 e 24 de abril em Vigo, e a 25 de abril em Melgaço, sendo que neste último dia será lançado um disco, com DVD e livro intitulado 'Canções do Atlântico'.

Sem comentários: